quinta-feira, 5 de julho de 2012


UTILIZAÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DO NIM (Azadiracta Indica A. JUSS) COMO INSETICIDA E CARRAPATICIDA NATURAL
ORIENTADORA:
Edna Maria Silva Oliveira
AUTORES
Karin de Fátima Rodrigues Oliveira
Joelma Kézia Lima de Oliveira
INTRODUÇÃO
O Nim é uma planta que fornece um importante princípio ativo: a Azadirachtina, que desempenha um papel importante no combate de insetos e carrapatos. O objetivo deste trabalho foi produzir evidências experimentais para utilização do extrato aquoso de Nim, como inseticida e carrapaticida natural. Isso se justifica, pois o uso de produtos químicos de amplo espectro disponíveis no mercado extermina, tanto os insetos maléficos como os benéficos ao homem. Além disso, os insetos adquirem resistência, demandando aplicações cada vez maiores, causando poluição e desequilíbrio no ecossistema.
METODOLOGIA
Inicialmente obteve-se a solução aquosa do Nim através de pesquisas desenvolvidas num processo metodológico abrangendo estudo teórico e prático. Este extrato foi utilizado na produção do sabonete e inseticida. A análise e teste do Nimshower desenvolveram-se nas seguintes etapas: Reunião com dez colaboradores para orientação na forma de utilização do sabonete em seus cachorros. Visitas ao local do experimento. Análise das fichas e observação. Resultados pactuados e confirmação da eficácia do sabonete como um novo produto para a saúde animal.
RESULTADOS
O Nim apresentou diversas atribuições, tais como: arborização urbana, inseticida natural, agricultura e na medicina animal. O extrato aquoso do Nim é formado pela composição de 50g de folhas secas em 100 ml de água, esta solução poderá ser aplicada como repelente, auxiliando no combate à dengue, à mosca de chifre, às formigas e na confecção do sabonete carrapaticida. Produziu-se o sabonete com os seguintes materiais: Extrato aquoso do Nim, glicerina, corante, álcool de cereais e essência, sendo experimentados durante um mês e após a primeira aplicação observou-se que o índice dos carrapatos, conservaram-se 60% imutáveis e 30% diminuíram, a partir da terceira semana obteve-se a queda e morte de 80%, ficando 20% sem sofrer alterações. Os resultados permaneceram estáveis durante a última semana de testes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os testes experimentais mostraram resultados de caráter prático, propiciando a todos, métodos para aplicação do extrato aquoso do Nim e utilização do sabonete Nimshower comprovando a sua eficácia.
Palavras-chave: Nim, Inseticida, Carrapaticida
                                       andequimica@gmail.com
                           Blog: nimazadiractaindica.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário